sexta-feira, 27 de abril de 2007

pistache


adoro fofoca! não com o intuito de criar intrigas, mas pelo simples prazer divertido de comentar de maneira descompromissada a vida alheia. acho que a fofoca socializa, relaxa e entretém, além de fazer parte da intimidade de qualquer relação de amizade.

nada combina melhor com fofocas que cerveja e pistaches. convidar os amigos pra um bate-papo regado a pistaches é garantia certa de confissões e indiscrições. o amigo vai ter a pausa de tempo suficiente pra falar mais enquanto abre as casquinhas durinhas e ainda vai beber mais cerveja por causa do sal. aí... já viu!

mas antigamente os pistaches não eram destinados aos tipinhos comuns, às comadres mexeriqueiras de muro em busca de atenuantes para o tédio. eram símbolo de nobreza e riqueza. na corte da rainha sheba toda a produção deveria ser entregue apenas a ela. acreditando serem os pistaches poderosos afrodisíacos, a rainha proibia a classe trabalhadora de comê-los, pois atividades sexuais prazerosas eram privilégio da elite. também foram plantadas árvores de pistache nos jardins suspensos de nabucodonosor, rei da babilônia. existe uma lenda que diz que os amantes encontravam-se ao pé das árvores para ouvir os pistaches abrindo-se como corações, pois isto lhes traria boa sorte no amor. também eram utilizados como remédio para dor de dente, fígado, e também como corante para tingimento de roupas.

os pistaches só se tornaram iguaria acessível depois que sua plantação foi disseminada pela europa (frança, itália e espanha). posteriormente foram introduzidos nos estados unidos, no final do século xix, plantados na califórnia. curioso é que os primeiros pistaches californianos eram tingidos de vermelho, a fim de disfarçar manchas e descolorações provocadas por técnicas ineficientes e antigas de colheita.

vêm do irã (antiga pérsia), os pistaches mais apreciados pelos gourmets. além de consumidos como aperitivos, os pistaches são utilizados na culinária tanto para preparo de doces como salgados, e conferem sempre ao prato um sabor refinado e especial. para manter os pistaches sempre frescos, guarde-os numa embalagem tampada em local fresco, e agite-os constantemente. também podem ser congelados, e depois retostados no forno.

2 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Pistachos sao deliciosos e felizmente eu vivo no lugar onde eles sao produzidos e vendidos a precos modicos. meu marido desenvolve uma colheitadeira automatizada para pistachos e faz testes numa fazendo no sul do estado, que eh do maior produtor do pais. ele costumava trazer os pistachos crus, que tambem sao comestiveis e muito bons. se bem que torrados eles sao melhores! adorei ler essa historia dessa iguaria! :-)) beijaoo,

sinhá braba disse...

hum... fiquei com úlcera de inveja da sua colheita de pistaches quase no quintal! :)